Menu

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Amamentando sem traumas... sei...


Eu passei por várias dificuldades nas primeiras semanas de vida do Arthur. E as dificuldades continuam kkkk, acho que nunca vão parar... cólicas etc. Sobre amamentação, todo seio vai ferir já que precisa de um calo, né? O que funcionou muito bem comigo foi a pomada Mamy LAN - no hospital e durante os primeiros dias em casa, eu usava depois de cada mamada. Tinha que por só no bico (e não no mamilo todo como sugere a embalagem) pois ela é escorregadia e dificultava a pega do Arthur. A vantagem dessa pomada é que o bebê pode engolir e não tem problemas, então não precisa tirar do seio antes de ele mamar. E ela funcionou super bem pra mim, mesmo quando feria o mamilo e estava sangrando, no intervalo de uma mamada pra outra, já recuperava. Hoje, ainda uso vez ou outra, só pra prevenção. ;). Ah! O que fiz ainda no hospital foi compressa de chá de camomila com gase. Faz o chá, deixa esfriar, quando estiver frio mesmo (pode até por na geladeira pra ficar gelado), molha uma gase e põe a gase no seio, isso ajuda a acalmar e recuperar o bico também.

Quando estava doendo MUITO meio seio, eu comecei a colocar o Arthur pra mamar na posição invertida.. Nossa, essa foi um alívio grande pois doia muito menos e ainda "secava" as glandulas debaixo do braço pois como ele era novinho e eu tinha MUITO leite, ai sempre "sobrava" e eu tinha que fazer massagem pra não empedrar e eu morria de medo de uma infecção. Depois, comecei a variar as posições.. cada mamada era uma posição. Agora, ele maiorzinho, não dá mais pra invertida e fica muito pesado então dou só na tradicional mesmo.

Outra coisa que foi importante pra mim é que como a minha mama ficou bem grande, eu tinha que segurar para ele mamar pois ele muito pequenenino, não conseguia "segurar" a mama.. então, eu levantava pra que ele pudesse mamar - dica da enfermeira no hospital também.

O Arthur tb dormia no peito no hospital, e as auxiliares me ajudavam a acordar ele assim:
- mexer na orelha
- mexer na maozinha, fazendo movimentos circulares na palma da mão
- mexer no pescocinho dele

Ultimos recursos: mexer no pezinho, meio que fazendo cosquinhas mesmo e tirar a roupa pra deixar ele com frio. 

Mas o objetivo era fazer o máximo pra ele mamar pelo menos 10 minutos em uma mama e o máximo na outra.
A questão do tempo é importante por conta da composição do leite, aquela história de que o leite dos primeiros minutos é mais aquoso pra matar a sede mesmo, depois vem um intermediário e só no final vem o leite com gordura que vai "sustentar" o bebê. Ah! E a orientação que recebi era sempre iniciar a próxima mamada pela mama que terminou a anterior, assim, garante o consumo desse leite intermediário e gorduroso e evita que o bebê só mame o aquoso.

Eu amamentei sob demanda até o final do primeiro mês, na última consulta, o pediatra falou que a noite, podia deixar ele dormir até o maximo de 5 horas e durante o dia até o maximo de 3 horas. Eu já deixei ele dormir mais a noite pois fico exausta (não conta pro pediatra, hein?). Durante o dia ele mamava de 2 em 2 ou 3 em 3, nunca passa disso. Hoje, com 4 meses, ele mama entre 3 e 4 horas durante o dia.. é meio irregular ainda mas não me preocupo com isso :D. A noite ele acroda uma ou duas vezes pra mamar.

Bem... isso resume a minha experiência com a mamada.. o Arthur pegou o jeito de mamar correto super rápido.. por mais que digam que a mama só fere se a pega estiver errada, eu nãoa credito muito não ou é praticamente IMPOSSÍVEL o bebê pegar corretamente no início. Pois o Arthur pegava super certinho e ainda assim minha mama feriu.... acho que é parte do processo da mama se ajustar a nova função.. kkkk. Hoje, Arthur com 4 meses, não dói mais tanto.. só nos dias que ele resolve mamar MUITO ai, ainda dói um pouquinho mas nesses casos, entra em cena a boa e velha Mamy LAN pra resolver meus problemas J.

Bjs e até o próximo post!!!

Um comentário:

  1. O primeiro filho dói mais mesmo. O segundo dói no começo, mas rápido fica normal.

    Glau,
    minha cabeça tá dando nó com a tal posição invertida. Coméquéisso????

    ResponderExcluir