Menu

domingo, 7 de setembro de 2014

Fraldas, fraldas, fraldas...

Quando estava com uns 7 ou 8 meses de gravidez, encontrei na internet informação sobre fraldas de pano modernas ou "FP". No fundo, eu sempre tive vontade de poder usar fraldas de pano na Bel, por "n" razões, mas principlamente, por uma certa nostalgia da época das fraldas de pano mesmo.

Pois bem, as fraldas de pano modernas lembram aquelas antigas "calças plásticas". Eu não usei, mas lembro das nossas vizinhas usarem nos seus bebezinhos na década de 80. A ideia é parecida. Tem uma capa, que pode ser de vários materiais (algodão, minky, microsoft, etc). E vem um recheio, que pode ser uma fralda de pano dessas normais que a gente vê nos supermercados ou uns específicos de microfibra, fleece, etc. Você pode usar o recheio por dentro da fralda (microfibra) ou por fora (fleece). A vantagem de usar por fora é que dá pra reutilizar a fralda uma vez mais antes de por pra lavar.

Eu comprei as da Bel na Dipano . Elas não são muito baratas. Mas existem cálculos por aí que mostram que ainda assim são mais vantajosas - financeiramente falando. Ah, também tem a opção de comprar pelo e-bay, que sai mais em conta também.

Eu amei as fraldinhas de pano da Bel. São lindas e no verão dá pra usar como calcinha. E são super ventiladas também. Mas, existem alguns "poréns".

* Para usar as fraldas, o bebê deve ter pelo menos 4kg. Mas a Bel só foi usar mesmo, sem deixar vazar com um pouco mais de 4kg. Mesmo assim, sempre dava uma vazadinha. Na verdade os vazamentos só foram resolvidos mesmo quando comecei a usar umas capinhas anti-vazamento da Morada da Floresta.

* Em teoria, não dá pra usar as fraldas com cremes anti-assaduras...há controvérsias. Nós usamos as fraldas na Bel, às vezes, quando precisava, com uma camadinha beeeem fininha do creme anti-assaduras e o bioliner e isso não prejudicou as fraldas. Porém, em outra ocasião, precisamos enviar o creme pra creche (a Bel não precisava mesmo...até os 4 meses e meio, mais ou menos) e a professora colocou tanto creme que detonou a fraldinha. Acabou com a absorção dela. Tive que lavar trocentas vezes pra recuperar alguma coisa.

* E o inverno, ugh, o inverno. No verão é uma maravilha lavar roupoas aqui em casa. Seca tudo supeeeeeeer rápido. Parece até que estamos na Índia. Mas no inverno, ninguém merece. Confesso que me dava falta de coragem de lavar as fraldas. Pois, por mais que as lavasse na máquina, sempre dava uma enxaguadinha pra tirar excesso de cocô e tals. E nessa época a minha coragem minguou muito. Porém, agora, com o cocô da Bel mais sólido, não preciso mais dar essa pré-lavada. Tudo vai com o bioliner. Weee!

Mas o que nos quebrou as pernas mesmo foi quando a Bel começou as papinhas salgadas. Ela teve uma assadura muito feia. Quase um mês com a perereca assada. Assim, nunca ficava bem 100%. Dava uma melhoradinha, ficávamos todos felizes e daqui a pouco, lá começava tudo de novo. Por conta disso, começamos a enviar a pomada pra creche. Usamos uma power Desitin (a roxa), mas nem essa resolveu. Então, ela ficou esse tempo todo usando as descartáveis, porque ficava mais prático para as professoras e porque ela precisava mesmo de pomada a toda troca. By the way, o que resolveu foi a Bepantol. Milagrosa. Pererequinha da Bel sarou quase que da noite pro dia. Mas, ela continua precisando usar a toda troca de fraldas. Pois, quando tem cocô, parece soda cáustica. 1 min que fica em contato com a pele e avermelha tudo. Porém, nos fins de semana, nós voltamos a usar as fraldas de pano. Colocamos só uma camadinha de Bepantol e o bioliner e fica tudo lindeza. Aos poucos, vamos voltar a mandar as fraldas de pano pra creche e ensinar as professoras a passar uma quantidade menor (mas suficiente) de creme nas fraldas. E o inverno, ugh, o inverno está acabando...graças.

Quanto a troca de fraldas em si, não tive muito percalços com a Bel. Quer dizer, agora ela está numa fase que é só deitá-la no trocador pra ela abrir o berreiro. Na maioria das vezes isso passa logo em seguida. Quando não passa, paciência. O que já aprendi nesses 8 meses e meio com a Bel é que tudo é um exercício power de impermanência. Eles mudam a toda hora. Quando achamos que já dominamos um comportamento, muda tudo. Invertem ou trocam por outro. Teve uma época, acho que citei isso no post anterior, que pra ter um pouco de folga eu levava a Bel pro trocador porque ela a-d-o-r-a-v-a ficar nele. Eu ficava descansando, sentada no vaso olhando pra ela se entreter com as paredes do banheiro, as toalhas de banho. Tudo isso passou. Agora parece que o trocador tem espinhos. Vamos ver até quando...

Pois bem, se alguém ficou interessado nas fraldas de pano, aqui vão os links de algumas lojas que já comprei:
Di Pano: Comprei um super kit pra Bel com eles. Além disso, também tem o bioliner, que é uma mão na roda na hora de limpar o tão temido cocô. É um lencinho biodegradável que colocamos nas fraldas. Quando tem cocô, é só tirar o lencinho e jogar no vaso mesmo. E ele também pode ser reutilizado quando o bebê só tiver feito xixi.
Morada da Floresta: Aqui comprei as capinhas anti-vazamento e outros recheios de fraldas. Eu adorei as capinhas. O Hugo não. :-P Mas, na verdade, agora nem uso mais. Parece que a Bel já é cheinha o suficiente e as fraldas não têm mais vazado.
Fio da Terra: Aqui tem umas fraldinhas super fofinhas também. Porém, achei muito pequenininhas. E só dá pra colocar um recheio em cada fralda. No caso da Bel, que faz muito xixi, isso quer dizer que não dá pra passar de 2h com a fralda. Até menos. Eu tenho usado ultimamente só por 1 hora quando preciso fazer uma troca mais adiante, em 1 hora e meia no máximo, para colocar a fralda noturna.

Então é isso, boa troca de fraldas pra vocês! :-)

Um comentário:

  1. Ai Márcia.. tu fazes tudo parecer tão fácil... :) depois tenta fazer um comparativo de prós e contras do uso de fraldas descartáveis e fraldas de pano.. confesso que não pensei muito a sério sobre o uso de fraldas de pano :D , pensei que seria trabalho demais :D.

    ResponderExcluir